Postado por Conexia Educação | 13/dez/2018 | Categorias: Institucional

Os desafios e as melhores ferramentas de aprendizagem para escolas e professores

Por Erika Lino, Diretora do Pueri Domus Escolas em Rede

 

A educação vem enfrentando há alguns anos diversas mudanças no sentindo de preparar os alunos para as novas habilidades do Século XXI. Recentemente, o Conselho Nacional da Educação (CNE) aprovou a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, agora estabelecida na personalização do processo de aprendizagem.

A nova regra vem para regulamentar e atualizar as habilidades importantes para este futuro, como o bilinguismo, que quebra barreiras para que o indivíduo possa atuar de forma global; as mudanças de sala de aula com metodologias ativas, uma vez que o aluno de hoje está totalmente informado por conta das tecnologias e do fácil acesso à informação; e as transformações na sociedade e na comunicação como um todo.

Escolas que já estavam mais antenadas com esse perfil do novo aluno e com as necessidades das habilidades do mercado já vêm provocando há um tempo o movimento para essa mudança. Porém, se antes era um desejo atender a uma demanda, a partir de agora é uma necessidade de regulação.

O Pueri Domus Escolas em Rede traz em seu DNA o trabalho com o aprendizado em todos os ambientes, seja dentro ou fora da sala de aula. Colocamos o aluno como protagonista e isso garante a ele uma motivação e percepção maior do que está aprendendo, e faz dele um aluno totalmente atuante e autônomo, sempre olhando para a resolução de problemas.

Em uma época em que o ensino bilíngue está em alta, o Pueri Domus Escolas em Rede sai à frente com o primeiro sistema de ensino bilíngue no Brasil, que integra o sistema de ensino regular com a proposta bilíngue. O aluno não tem aula de inglês, e sim seus conteúdos regulares – como ciências e matemática – em inglês. E isso traz mais significância para o aprendizado do aluno.

Vale lembrar que com essa tendência em crescimento e com muitas ofertas que estão surgindo, a escola tem que estar muito atenta para entender de fato a que melhor atende suas necessidades e garante a eficácia do bilinguismo para seu aluno.

Como é sabido, a tecnologia traz inúmeros benefícios para a educação hoje, como o aprendizado personalizado. Considerando a quantidade de aluno e de professor que temos em sala de aula, oferecer esse tipo de individualidade é importante, sempre respeitando a individualidade de cada aluno, que está adaptado com esta tecnologia.

E para isso, o Pueri Domus usa de inúmeras ferramentas tecnológicas para chegar a esses objetivos: tanto para o aluno como para o professor, dentro ou fora de sala de aula. Com plataformas adaptativas, colocamos todos nossos professores em uma só rede em busca da troca de melhores práticas para a almejada educação do futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *