Postado por Conexia Educação | 04/dez/2018 | Categorias: Institucional

O Conselho Nacional de Educação (CNE) acaba de aprovar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, e o AZ está preparado para todas as mudanças!

O que muda no ensino médio na avaliação dos especialistas da Conexia Educação e do AZ Escolas em Rede?

A aprovação de uma base comum curricular faz parte de um conjunto de mudanças na educação que orienta o novo ensino médio brasileiro. Dessa forma, a base curricular vem para nortear os currículos e a atividade dos professores de todo o país. As normas entram em vigor de forma imediata, a partir da sua publicação, e o prazo para implementar as mudanças nas escolas é de até um ano.

O que muda no Ensino Médio brasileiro?

 A base curricular define o conteúdo mínimo que os estudantes de ensino médio de todo o país deverão aprender em sala de aula. A partir de agora, as disciplinas de Matemática e Português possuem carga horária mínima obrigatória nos três anos do Ensino Médio. Já os demais conhecimentos podem ser organizados ao longo do tempo de forma flexível. Dessa forma, a nova base curricular estimula o trabalho interdisciplinar dos conhecimentos. Nas palavras de Eduardo Deschamps, presidente da comissão da base no CNE, “o trabalho com o estudante do ensino médio não será mais aplicado em disciplinas, mas sim na resolução de problemas.”

Como o AZ está preparado para essas mudanças?

A metodologia AZ, através de ferramentas inovadoras, é baseada na personalização da trajetória do aluno, com uma formação altamente orientada para resultados. O foco da metodologia AZ é justamente a resolução de problemas e a personalização do tempo dedicado às diversas disciplinas.

Através de inúmeros dispositivos, a metodologia AZ estimula a capacidade dos alunos de raciocinar, perceber e tomar decisões. Dessa forma, por suas próprias qualidades, o ensino AZ está particularmente bem preparado para as mudanças da base curricular, tendo antecipado grande parte desse movimento. Todas as diferentes ferramentas e abordagens utilizadas pelo AZ Escolas em Rede caminham no sentido de estimular o aluno de ensino médio a resolver problemas.

Através do MAPA do aluno, por exemplo, a metodologia AZ trabalha as diferentes disciplinas de modo flexível e interdisciplinar. Com todo o volume de assuntos para estudar, é imprescindível para os vestibulandos otimizar o tempo dedicado aos estudos. O MAPA guia os alunos neste processo. Auxiliado por Inteligência Artificial, cada aluno recebe sua rotina semanal de estudos, totalmente personalizada: o seu MAPA.

Além do MAPA, outro excelente ponto de inflexão entre o novo ensino médio e a metodologia AZ é a TATI, a assistente virtual do aluno. A TATI é a primeira plataforma de inteligência artificial aplicada à educação do Brasil e do mundo. Com a ajuda dessa assistente virtual inteligente, o aluno consegue verificar conteúdos relevantes de acordo com o seu interesse. Assim como no MAPA, essa interação é totalmente personalizada e interdisciplinar.

Em suma, o AZ Escolas em Rede está completamente preparado para absorver as mudanças da Base Nacional Comum Curricular. No longo caminho que a maioria das escolas possui para implementar as novas diretrizes do Conselho Nacional de Educação, o AZ Escolas em Rede sai na frente, sempre orientado pelo compromisso com resultados, pela personalização do ensino e por seu DNA de inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *