Postado por Conexia Educação | 24/jan/2020 | Categorias: Institucional

Mudanças: competências socioemocionais auxiliam crianças e adolescentes no início do ano letivo

O início de uma nova etapa é sinônimo de muitas mudanças e expectativas. A troca de escola, novos professores e colegas de classe, desafios da nova série e até mesmo a retomada do cotidiano após as férias podem ser considerados gatilhos para despertar um misto de sentimentos em crianças e adolescentes no início das aulas.

Para auxiliar os alunos neste período, é fundamental  promover o desenvolvimento de competências socioemocionais, como a empatia e a autoconfiança. “Essas competências são poderosos instrumentos para a autonomia do estudante, possibilitando que ele avalie todas as variáveis e tome as melhores decisões”, afirma Maria Tereza de França Souza, gerente de produto da Conexia Educação.

Elegemos algumas competências a serem desenvolvidas para gerenciar as emoções dos alunos neste início do ano letivo. Confira:

Empatia

Compreender, cuidar e dar apoio ao outro. A empatia é a palavra da vez! Neste momento é fundamental que os educadores, pais e responsáveis sejam empáticos e pratiquem essa habilidade em sala de aula – e em casa – para que os alunos também entendam as necessidades e sentimentos dos outros, abrindo espaço para o cultivo de novas amizades.

Autoconfiança

Quando falamos em desenvolvimento pessoal, a autoconfiança é uma atitude que pode ajudar o estudante a acreditar nele mesmo e fazer as coisas acontecerem – driblando pré-julgamentos e pensamentos negativos. Ajude os alunos a ver o lado positivo da vida, a reconhecer suas potencialidades, e tudo dará certo!

Tolerância ao estresse

Medo, ansiedade e preocupação são emoções que todos sentimos diante de situações que saem da rotina. Essa competência auxilia as crianças e adolescentes a administrarem os sentimentos negativos que podem surgir nesses momentos, lidando com eles de forma construtiva e positiva.

Foco

Manter o foco depois de mais de um mês de férias pode ser uma tarefa não muito fácil, não é mesmo? Pratique atividades que ajudem a direcionar toda a atenção dos estudantes na aula ou tarefa proposta – isso vai ajudar, inclusive, no resultado do aprendizado. Nesses casos, praticar uma técnica de respiração consciente pode auxiliar a acalmar e focar. Vamos nessa?

Conexia Educação

A Conexia Educação é uma empresa do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), criada para pensar a educação do futuro, fornecendo para instituições de Educação Básica inúmeras soluções educacionais, que vão desde o uso da inteligência artificial até as mais modernas ferramentas para auxiliar professores e diretores no ensino e gestão das escolas por meio de suas renomadas marcas: AZ Escolas em Rede, Pueri Bilíngue, Múltiplo e High Five Bilingual School. Saiba mais em www.conexia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *