Postado por Conexia Educação | 20/mar/2020 | Categorias: Institucional | Tags: aprendizagem a distancia, coronavirus, educação, live, pandemia, suspensão das aulas

Coronavírus | Aprendizado a distância é alternativa para suspensão das aulas presenciais

Conexia Educação realizará transmissões ao vivo, diariamente, para esclarecer as dúvidas sobre como utilizar a tecnologia nesse período

 

A suspensão das aulas para prevenção do Covid-19 está atingindo cada vez mais crianças e adolescentes. Segundo dados da Unesco, governos de 113 países anunciaram a paralisação, somando mais de 849 milhões de alunos impactados, e no Brasil não é diferente. Diante disso, muito se fala do uso das tecnologias para aprendizagem a distância, como forma de reduzir os prejuízos causados pela paralisação.

De acordo com Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação, empresa do Grupo SEB especializada em soluções educacionais inovadoras e digitais, o aprendizado a distância para a educação básica já é uma realidade, mesmo que de forma implícita. “Afinal, os estudantes fazem lição de casa, preparam trabalhos, leem e estudam para provas, tudo fora do ambiente escolar. Por isso, a transição deste modelo pode não ser tão difícil quanto parece e nem deve ser limitada às plataformas digitais”, afirma.

O especialista alerta, no entanto, que “a distância” não quer dizer sozinho e o professor deve, além de prover os conteúdos e atividades, exercer o papel de tutor online para acompanhar e monitorar o processo de estudos. “Quanto mais nova a criança, maior será a necessidade do apoio de um tutor presencial (pai, mãe, irmão, entre outros), dada a baixa autonomia dos pequenos, o nível de maturidade e a fluência digital. Nesse caso, as atividades propostas pela escola devem levar em consideração as orientações e a adequada comunicação com o tutor”, comenta.

Digital como espaço de criação e colaboração

Além dos vídeos, como substituição da aula presencial, serem ótimas ferramentas de apresentação de novos conteúdos, é essencial que as escolas utilizem outros formatos como produção de textos, leitura, debates, pesquisas, mapas mentais, diagramas, desenhos e representações. “Estas atividades podem gerar a produção de conhecimento, exigindo do estudante a ação para a efetiva aprendizagem, o tornando produtor de conhecimento. E essa é uma experiência que as plataformas digitais oportunizam”, completa Bonás.

Transmissão ao vivo sobre o aprendizado a distância

Para auxiliar as escolas a desmistificarem as dúvidas relacionadas ao aprendizado a distância e abordar os impactos da suspensão de aulas para as instituições escolares, a Conexia Educação realizará transmissões ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 17h, pelo link www.conexia.digital/live

“Estamos fornecendo apoio imediato às escolas de todo o Brasil visando minimizar os prejuízos educacionais e facilitar a continuidade do aprendizado. O nosso DNA digital está nos permitindo desenvolver uma educação mais ampla e colaborativa nesse período de substituição das aulas presenciais”, finaliza Sandro Bonás.

 

Serviço:

Live Aprendizado a Distância com Sandro Bonás

Quando: De segunda a sexta-feira, às 17h

Onde: Pelo link www.conexia.digital/live

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *