Postado por Conexia Educação | 18/fev/2020 | Categorias: Institucional

Competências profissionais do século 21

Diante de um cenário de mudanças e transformações tecnológicas, encarar os assuntos do dia a dia e se preparar para o futuro pode ser um desafio. O profissional do século 21 precisa saber como se relacionar e criar estratégias para solucionar os mais diversos assuntos em um cenário de constante impermanência.

É essencial o desenvolvimento de competências socioemocionais para pensar, sentir, decidir e agir de forma mais saudável e construtiva. Qualquer pessoa pode conquistar essas competências durante a vida visando maior facilidade em resolver as situações e lidar com os desafios já no ambiente educacional.

Para os próximos quatro anos, mudanças socioeconômicas terão impacto direto no mercado de trabalho, tanto no surgimento de novas profissões, quanto no desaparecimento de outras. Pensando assim, selecionamos algumas competências que todo profissional precisa dominar, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, e que podem ser desenvolvidas por meio de um processo de educação socioemocional.

– Aprendizado ativo e estratégias

Ser curioso para aprender todos os dias e não se contentar com assuntos superficiais. Mirar no aprendizado do conteúdo com o intuito de explorar, compreender, questionar e expor os assuntos a fim de desenvolver o pensamento crítico.

– Resolução de problemas complexos

Desenvolver a habilidade de solucionar problemas complexos no ambiente profissional traçando estratégias é fundamental para ser bem-sucedido nesta era de Quarta Revolução Industrial.

– Criatividade

Fazer, tentar errar, integrar e aprender. Ter uma imaginação criativa é ver as coisas por outra perspectiva e criando-a de várias maneiras.

– Inteligência Emocional

Saber lidar com as emoções é fundamental aos profissionais dessa nova era. É importante saber ouvir, estar disposto a ajudar, ter autocontrole, consistência e regular as emoções de acordo com o contexto.

– Orientação para servir

Tratar o outro como gostaríamos de ser tratados é um diferencial grande e mostra respeito pelo próximo. O profissional precisa saber conversar, dar atenção, tratar as pessoas com bondade, educação respeitando as crenças e convicções.

Vamos justos desenvolver competências socioemocionais?

My Life Educação Socioemocional

O My Life, marca da Conexia Educação, é um programa destinado a alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio em parceria com o Instituto Ayrton Senna e está 100% alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), principalmente ao que se refere ao desenvolvimento das competências gerais.

Com uso de metodologias ativas e conteúdos multidisciplinares, interdisciplinares e bilíngues, trabalha aspectos como projeto de vida, valores, colaboração, capacidade de resolver problemas e criatividade.

O programa conta com uma plataforma única, totalmente digital, que se conecta diretamente a linguagem dessa nova geração de alunos e fornece também aos professores o acesso a todas as informações e orientações para realização das aulas.

Ainda, compartilha evidências sobre as aulas realizadas com os pais e fornece informações para o desenvolvimento socioemocional em casa, conectando cada vez mais as famílias a escola.

Saiba mais em www.mylifesocioemocional.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *