Postado por Conexia Educação | 11/maio/2020 | Categorias: Institucional | Tags: educação, educação a distância, educação bilíngue inglês

Como garantir a educação bilíngue neste período de distanciamento social?

Você já se perguntou como sua escola vai continuar garantindo a educação bilíngue neste período de distanciamento social? Sem dúvida alguma, o cenário atual é o maior desafio para as escolas. Neste momento, a tecnologia passou a ser a grande aliada das instituições e assim como outras áreas, se tornou o carro chefe para continuar o compartilhamento de conteúdo.

A educação a distância jamais substituirá a relação estabelecida presencialmente, mas é preciso fazer o melhor para manter uma relação de afeto e o desenvolvimento cognitivo. Para refletirmos sobre como conduzir a aprendizagem a distância na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é válido lembrar as lições de Piaget em relação às funções da escola:

1) Ensinar a criança a observar;

2) Dar à criança oportunidade de aprender por si própria;

3) Dar à criança oportunidades de investigação e tentativas;

4) Ajudar a criança a perceber suas motivações intrínsecas;

5) Possibilitar a capacidade de ação motora, verbal e mental;

6) Incentivar a cooperação e o trabalho em grupo.

Os pais não são especialistas em educação e não têm conhecimento de que o trabalho pedagógico é pautado por campos de experiência. Portanto, é imprescindível que tenham acesso aos pilares educacionais para cada faixa etária e que a escola explique o propósito de cada atividade.

Conforme for desenvolvendo seu plano de aula, o professor deve criar instruções claras e objetivas quanto aos pressupostos pedagógicos por detrás das sequências didáticas sugeridas. Desse modo, as famílias irão se engajar e expandir as boas práticas para o âmbito do lar. Caso contrário, sempre irão julgar as sugestões como brincadeiras, achando que as sugestões dos professores não têm embasamento, e não poderão oferecer de fato evidências aos professores dos avanços alcançados pela criança, justamente pelo fato de nessa fase da escolaridade o lúdico é tão primordial para o engajamento.

Como facilitar a adaptação nesse novo formato de aulas?

O estabelecimento de combinados facilita o andamento de tudo o que vai acontecer. Confira algumas dicas:

1 – Na semana anterior à aula, é válido que o professor elabore um roteiro com todas as atividades a serem desenvolvidas na semana da aula.

2 – Elaborar um combinado para cada momento da aula. Por exemplo, comportamentos em momentos de aulas mais expositivas, participação em fóruns de discussão etc.

3 – Instruções diferenciadas e modelagem: as instruções do professor devem ser muito mais claras em ambiente digital, e será necessário falar a mesma coisa de diferentes maneiras, captando a atenção das múltiplas inteligências e características de aprendizagem.

High Five Bilingual School

O High Five Bilingual School é o programa bilíngue da Conexia Educação, que propõe uma vivência em inglês, visando a aquisição natural do idioma de forma imersiva, prezando pela exposição diária e uso da língua inglesa como instrumento de aprendizado dos demais conteúdos curriculares.

Com foco na experiência dos cinco protagonistas da instituição – aluno, família, mantenedor, gestor e professor –, e uma abordagem baseada em projetos, as aulas em inglês também trabalham temáticas socioemocionais e contribuem para o desenvolvimento cognitivo, individualizando e potencializando o aprendizado por meio da tecnologia.

Saiba mais em: www.highfiveschool.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *