Postado por Conexia Educação | 18/out/2018 | Categorias: Institucional | Tags: Conexia, IA, Inteligência Artificial, resultados, TATI

Como a Inteligência Artificial pode tornar o ensino mais profundo e significativo

Conexia lançou a primeira plataforma de IA para educação no mundo, a TATI, que auxilia na conquista de bons resultados no ENEM e nos vestibulares

 

A Inteligência Artificial (IA) é uma área das ciências da computação que já ocupa um espaço importante no dia a dia das pessoas. Seu objetivo é produzir dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas.

Atualmente, encontramos várias aplicações da IA, desde jogos, programas de computador, aplicativos de segurança a sistemas informacionais, robótica, dispositivos para reconhecimento de voz, entre outros.

Na educação, a IA tem transformado a realidade pedagógica de alunos e professores, por meio de plataformas utilizadas como agentes pessoais que personalizam o aprendizado – a partir da coleta de dados de cada experiência de uso – e apresentam constante feedback aos usuários.

Segundo Sandro Bonás, CEO da Conexia, empresa do grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro) criada para pensar a educação do futuro com suas plataformas inovadoras, a era da IA chegou trazendo uma grande evolução comportamental.

“A credibilidade que antigamente tínhamos apenas no serviço oferecido fisicamente não é mais tão importante. Um assistente online – no celular, por exemplo – fornece as mesmas informações e traz um benefício a mais, em certas ocasiões: a particularização”, explica Bonás.

O uso mais eficiente desse tipo de plataforma na educação acontece quando está integrada à sala de aula. O professor pode, por exemplo, acompanhar o desempenho de um aluno ou de toda a turma em um determinado conteúdo já explorado por ele.

“O sucesso na educação está, mais uma vez, em sua personalização. O antigo livro didático – igual para todos os alunos – vem se transformando e migrando para o digital. Com a IA é possível identificar como cada estudante está diante de um objetivo de aprendizagem e planejar as ações e experiências necessárias para a conquista precisa do conteúdo”, comenta.

Aplicativo TATI

A Conexia lançou neste ano a TATI, primeira plataforma de Inteligência Artificial aplicada à educação do Brasil e do mundo. É uma assistente virtual que organiza a vida escolar do aluno e ajuda-o a atingir os melhores resultados na escola e nos vestibulares.

A ferramenta surgiu após a equipe desenvolver uma série de estudos sobre inteligência artificial e suas aplicações na educação, sob a equipe de P&D. Depois de visitar universidades, startups e centros como no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), a Conexia deu início a criação e ao desenvolvimento desse agente inteligente educacional.

Nessa plataforma, além de organizar e sincronizar a agenda escolar e particular do aluno, ele pode definir metas a serem alcançadas durante o ano letivo, como melhorar o desempenho nas avaliações, conquistar boas notas no ENEM ou entrar em universidades federais. Para isso, sugere vídeos sobre as matérias, revisa conteúdos com os alunos e ainda dá dicas de como melhorar a performance.

“O futuro da educação é na aprendizagem integrada entre aluno e professor, com o digital e a tecnologia facilitando as relações de forma mais colaborativa”, conclui o CEO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *